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2011-03-09
Estudo de Avaliação Ambiental do (IC4)



Na última Assembleia Municipal de Odemira, de 25 de Fevereiro, o Grupo do PS apresentou a Moção Des"Aproximar Odemira", uma tomada de posição em relação à recente apresentação do Estudo de Estratégia Ambiental da Rede Rodoviária Nacional do Litoral Alentejano e Algarvio, IC4, tendo a mesma sido aprovada por unanimidade.

 

DES"APROXIMAR ODEMIRA"

 

Em 21 de Novembro de 2008, no auditório da Biblioteca Municipal, o Secretário de Estado Adjunto das Obras Públicas e das Comunicações, Paulo Campos, acompanhado pela Eng.ª Maria do Rosário Rocio, vogal do Concelho Directivo do INIR (Instituto Nacional de Infra-estruturas Rodoviárias) vieram a Odemira lançar o Estudo de Avaliação Estratégica Ambiental da Rede Rodoviária do Litoral Alentejano e Algarvio.

 

De um púlpito com a expressão "Aproximar Odemira", quis o Sr. Secretário de Estado na ocasião pedir desculpas a todos os odemirenses, pelo facto dos sucessivos governos se terem esquecido dos investimentos na rede rodoviária nacional destas zonas, em detrimento dos grandes centros urbanos, e por só agora ser possível responder perante as zonas mais despovoadas. Deixou ainda claro que não seria essa a visão do governo e que havia chegado a hora de inverter essa situação.

 

Através da sua apresentação a Eng.ª Maria do Rosário Rocio, afirmou, que a localização escolhida para a apresentação do referido estudo em Odemira, não fora escolhida ao acaso. Odemira era de facto o concelho mais deficitário de todo o território nacional, que no que diz respeito a acessibilidades regionais, dando assim a entender aos presentes que alterar essa realidade, seria uma futura prioridade.

 

Perante tal eloquência da apresentação, ficamos expectantes e esperançados que os referidos estudos, e posterior execução da obra, que incidia na construção do IC4 (Sines - Lagos) e uma ligação à A2 a partir de Odemira, teriam tudo para chegar a bom porto, alterando assim a realidade da rede rodoviária do concelho. Expectativas e esperanças essas que se mantiveram até ver o relatório do estudo publicado em edital no passado dia 18 de Janeiro.

 

As conclusões do estudo agora apresentadas passam sobretudo pela Reabilitação/Qualificação das estradas já existentes, e construção de novos troços, todos eles com características de EN.

 

A ligação Odemira - Algarve, passa por requalificar a EN120. A ligação Odemira - Ourique passa pela construção de um novo troço com características de EN, juntamente com a requalificação do CM1130. Por fim a ligação Odemira - Sines, passa pela construção de um novo troço igualmente com características de EN, e requalificação de parte da EN120.

 

Se o objectivo inicial passava por contribuir para o desenvolvimento desta região e "Aproximar Odemira" de locais estratégicos como o Porto de Sines e Aeroporto de Beja. Se o objectivo era reduzir tempos e distâncias entre sedes de concelhos, e sobretudo encurtar os tempos para os centros hospitalares de Santiago do Cacém, Beja e Portimão, uma necessidade essencial, então esta proposta não pode de modo algum corresponder às expectativas de Odemira e dos Odemirenses, aliás até é bastante clara uma das conclusões presentes no estudo. "Note-se que a redução dos tempos de percurso entre sedes de concelho e a capacidade de acesso a equipamentos, entre outros factores de coesão territorial, não se afigura relevante com esta alteração de tipologia da rede viária".

 

Esta proposta reduz efectivamente uma serie de factores, reduz o impacto ambiental, reduz o efeito barreira aos movimentos das espécies faunísticas, acima de tudo reduz bastante os custos e reduz Odemira uma vez mais ao isolamento.

 

De entre as condições essências esperadas pela população do concelho de Odemira, esta proposta não é satisfatória, e de modo algum pode corresponder às expectativas criadas durante anos, pois quando se esperava por um "Aproximar Odemira", eis que nos surge um "Desaproximar Odemira".

 

 

 
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