Junte-se a nós
> Partido Socialista
> Federação do Baixo Alentejo
> Juventude Socialista
> Mulheres Socialistas
> Socialistas Portugueses no Parlamento Europeu
2008-01-07
10 anos de Governação Socialista na Câmara Municipal de Odemira



10 ANOS DE PS EM ODEMIRA!

 

A Comissão Política Concelhia do Partido Socialista de Odemira,  organizou no passado dia 5 de Janeiro de 2008, num salão dos Bombeiros Voluntários de Odemira lotado, um jantar comemorativo dos 10 anos de governação Socialista na Câmara Municipal de Odemira.

 

Se o já longínquo dia 5 de Janeiro do ano de 1998, se tornou num dia marcante para as hostes socialistas do Concelho de Odemira, certo é que este jantar comemorativo, dos dez anos sobre essa data, será recordado por muitos como um exemplo de organização, um convívio aprazível e uma grande prova de vitalidade partidária.

 

Estiveram entre os presentes inúmeros militantes, simpatizantes e autarcas do concelho de Odemira, autarcas de municípios vizinhos, antigos e actuais deputados, dirigentes das federações e de várias Concelhias de Setúbal e do Baixo Alentejo. Destaque para António Camilo, José Alberto, Hélder Guerreiro, Carlos Oliveira e António Afonso, anterior e actuais autarcas no Município de Odemira. Esta noite contou ainda com a presença do presidente da Federação do Baixo Alentejo, Luís Ameixa e do camarada Alberto Martins actual líder do Grupo Parlamentar do PS, todos recebidos pelo anfitrião, presidente da Concelhia de Odemira, Ricardo Cardoso.

 

Enquanto decorria o jantar, a primeira surpresa da noite, com o surgimento de um grupo de moradores da Zambujeira do Mar a cantar as tradicionais Janeiras. O que se seguiu não deixou ninguém indiferente, com o Presidente da Câmara Municipal de Odemira, António Camilo a aceitar o desafio que lhe foi lançado e a demonstrar a sua destreza no acordeão.

 

Assim que terminou o jantar e enquanto se servia o café começaram as intervenções.

 

Da primeira, foi protagonista José Alberto que com uma vídeo - projecção, mostrou o legado dos executivos dos últimos dez anos. Foi uma apresentação em que elucidou os presentes da evolução conseguida, com mais e melhores infra-estruturas, o aumento da qualidade de vida, uma gestão financeira exemplar e acima de tudo com muita competência.

 

Seguiu-se o anfitrião, Ricardo Cardoso que com um discurso eloquente mostrou a competência do Partido Socialista em Odemira.

 

Apesar de reconhecer o mérito de quem conseguiu alcançar essa vitória, não deixou no entanto de destacar "os de que mais facilmente nos esquecemos, aqueles que ao longo de mais de 20 anos, logo após o 25 de Abril de 1974, lutaram e deram a cara sem nunca conseguir atingir a vitória. Com o seu empenho e dedicação contribuíram de forma sucessiva para a consolidação e crescimento do nosso partido, o que viria a tornar-se também decisivo no atingir da vitória".

 

Aproveitou ainda para falar das actividades desenvolvidas pelo partido, sobre sua liderança, nestes quase dois anos, com destaque para a expressão: "não esperem de nós grande visibilidade e alarido. Contém connosco para organizar, cooperar e trabalhar."

 

Concluiu a sua intervenção com uma pergunta e respectiva resposta, "Se me perguntarem se nestes 10 anos tudo foi feito? Eu digo não! Mas indiscutivelmente este era o caminho!"

 

Em seguida usou da palavra o Presidente da Federação do Baixo Alentejo, e também deputado, Luís Ameixa. Numa curta intervenção, com a habitual boa disposição, enalteceu o trabalho desenvolvido pelo PS no Governo e na Assembleia da República, elogiou a "competência como o Município de Odemira tem sido conduzido" e por fim aplaudiu "o modo organizado, dedicado e sabedor com que o PS de Odemira tem vindo a trabalhar em prol do seu concelho".

 

António Camilo, começou a sua intervenção com uma referência aos presentes agradecendo a sua comparência e acima de tudo o seu apoio.

 

Elogiou as intervenções anteriores, mostrou-se optimista com o futuro do partido em Odemira e afirmou-se convicto de "um amanhã ainda mais risonho para o Concelho".

 

Aproveitando a presença de algumas "individualidades com responsabilidades políticas ao nível nacional" não perdeu a oportunidade para lembrar que "Odemira necessita de mais e melhores acessibilidades", fazendo posteriormente referência "às mais importante de todas, a ligação de Odemira ao IP2 em Ourique e o IC4".

 

Seguiu-se aquele que foi o momento alto de noite, pelo seu significado, pela sua justiça mas acima de tudo pela carga emocional que carregou. Foi uma sala com «pele de galinha» que viu serem nesta noite homenageados dois dos mais históricos militantes da Concelhia de Odemira, que já não se encontram entre nós. As palavras do presidente da concelhia saíram emocionadas para chamar  Maria Luísa Camacho e Maria do Céu Santos, esposa e filha respectivamente dos homenageados Augusto Coelho Camacho e Aníbal dos Santos. As distinções foram entregues pelo Presidente do Concelho Consultivo da Federação do Baixo Alentejo e pelo militante mais antigo da Concelhia de Odemira, Manuel Masseno e Amancio Piedade respectivamente.

 

A intervenção final ficou a cargo do convidado Alberto Martins que se mostrou agradado, satisfeito e até surpreendido com a forma correcta, competente e empenhada como se faz política neste Concelho de Odemira, referindo-se directamente quer ao executivo municipal, quer à Concelhia de Odemira do Partido Socialista. Destacou ainda, a muita juventude presente, assegurando que seria "um homem ainda mais optimista na sua viagem de regresso".

 

Numa sala com aprumada decoração, preenchida, com bom serviço, ambiente acolhedor e com intervenções adequadas, os Socialistas de Odemira só podem estar contentes e optimistas.

 

(balanço feito na imprensa regional do jantar de 5 de Janeiro de 2008, comemorativo dos 10 anos de Governação Socialista na Câmara Municipal de Odemira).

 
©2016 Partido Socialista de Odemira. Todos os direitos reservados. Powered by M&A Digital