Junte-se a nós
> Partido Socialista
> Federação do Baixo Alentejo
> Juventude Socialista
> Mulheres Socialistas
> Socialistas Portugueses no Parlamento Europeu
2018-03-05
MOÇÃO ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE ODEMIRA



FALTA DE MEIOS DE SAÚDE NO LITORAL ALENTEJANO
 
 

Os Eleitos do Partido Socialista dirigem-se a esta Assembleia Municipal manifestando a sua preocupação com a atual situação de falta de meios de saúde no Litoral Alentejano, situação que igualmente coloca em causa a prestação de um serviço eficiente e uma resposta célere a toda a população do concelho, nomeadamente residentes, não residentes e trabalhadores sazonais.

 

No passado dia 1 de fevereiro de 2018, após solicitação os 5 Autarcas que integram a Comissão Intermunicipal do Alentejo Litoral, foram recebidos pelo Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, numa audiência que se focou nos atuais constrangimentos na prestação de cuidados de saúde primários e hospitalares, e no financiamento da unidade de saúde.

 

Neste sentido, os Eleitos do Partido Socialista procuram saber se além do compromisso de uma visita do Sr. Ministro da Saúde ao território, estão previstas já algumas alterações ao atual quadro.

 

O litoral alentejano tem falta de médicos, de diferentes especialidades, e, sobretudo, de dezenas de enfermeiros, uma situação que se pode agravar este ano se não for autorizada por parte da tutela a contratação de mais profissionais. Segundo o que foi possível apurar junto do Presidente do Conselho de Administração da ULSLA, Luís Matias, há a necessidade atual de mais 64 enfermeiros, número que estima aumentar até ao final deste ano para 90 com a mudança do horário semanal para as 35 horas.

 

As especialidades de urologia, gastroenterologia, pediatria, fisiatria e análises clínicas são algumas das áreas que contam apenas com um especialista no quadro da ULSLA, sendo que algumas contam com reforço de prestadores de serviços.

 

Por outro lado, esta é uma sub-região com elevada afluência turística, onde cerca de 20 mil utentes não residentes recorrem às urgências durante o período de verão. Odemira é um caso evidente onde se sente uma necessidade de resposta efetiva nesta altura de verão, mas também em época de campanha agrícola no caso de trabalhadores sazonais, sugerindo-se assim uma estratégia de ação através de um Plano de Contingência para estes períodos do ano.

 

Assim, os Eleitos do Partido Socialista aguardarão a visita do Sr. Ministro da Saúde ao território e, em especial, ao concelho de Odemira, estando cientes que haverá por certo constrangimentos ao suprimento de todas as necessidades, mas abertura por parte da tutela para suprir algumas questões mais prementes.

 

 


A presente moção será enviada para:
. Todos os Grupos Parlamentares da Assembleia da República
. Ministro da Saúde
. Assembleia Municipal de Santiago do Cacém, Sines, Grândola e Alcácer do Sal
. Órgãos de Comunicação Social

 

 

Odemira, 23 de fevereiro de 2018

 

Os Eleitos do Partido Socialista

 

 
©2016 Partido Socialista de Odemira. Todos os direitos reservados. Powered by M&A Digital