No passado dia 10 de agosto, o Ministro do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques, marcou presença na Assinatura de Contratos dos Planos de Ação de Regeneração Urbana. A cerimónia decorreu na Escola EB 1 de Vila Nova de Milfontes onde foram celebradas as assinaturas dos contratos entre a Autoridade de Gestão do Alentejo 2020 e os 30 Presidentes de Municípios da Região Alentejo. São 37 projetos que equivalem a 18,7 milhões de euros de investimento e cuja comparticipação FEDER é de cerca de 16 milhões de euros. No caso especifico do concelho de Odemira, o PEDU - Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano prevê um investimento total de 6,5 milhões de euros, sendo 500.000€ resultantes da majoração por via da utilização do Programa Acelerador de Investimento do Portugal 2020. Também em Vila Nova de Milfontes há intervenções ao abrigo do PEDU, tendo o Ministro Pedro Marques visitado algumas obras já concluídas, num percurso a pé, onde constatou as melhorias significativas nesta localidade.
O PS Odemira congratula-se com o trabalho desenvolvido pelo Governo Socialista e pelo Município de Odemira, salientando as palavras do Ministro Pedro Marques durante o seu discurso onde afirma que "Odemira é uma referência no que diz respeito à eficiente gestão e aplicação dos fundos comunitários em prol do seu território", bem como "é o Município que está na linha da frente em projetos do Portugal 2020 já executados, representando um exemplo a seguir por todos os concelhos."
O PS Odemira salienta ainda algumas das preocupações levantadas pelo Presidente da Câmara Municipal, José Alberto Guerreiro, em relação à rede viária do concelho, onde apelou mais uma vez ao Governo que tenha uma atenção especial com Odemira e numa ação estratégica de parceria se encontre uma solução conjunta para a premente resolução do mau estado das estradas que servem a região.
|