De todas as secções da Federação do Baixo Alentejo, a Secção do PS Odemira é a segunda mais representada, com cinco delegados eleitos ao Congresso Nacional, que saíram das eleições de 21 e 22 de novembro, as quais determinaram também o novo Secretário-geral do Partido, António Costa.
A afirmação de Odemira no Baixo Alentejo e o peso da sua presença neste Congresso resulta ainda do seu maior número de militantes efectivos na região e ao facto do PS ter maioria na Câmara Municipal, assim como no total das freguesias.
Recorde-se ainda que Hélder Guerreiro, Presidente da Concelhia do PS Odemira, assumiu também a direção distrital da campanha de António Costa, que reuniu no Distrito de Beja a preferência do eleitorado socialista e simpatizantes do Partido.
Nos dias 29 e 30 de novembro, no XX Congresso Nacional do PS, bem pode dizer-se que os socialistas eleitos por Odemira vão participar num processo que defende a implementação de novas linhas de orientação e de um projeto que pretende mobilizar e mudar Portugal.