Junte-se a nós
> Partido Socialista
> Federação do Baixo Alentejo
> Juventude Socialista
> Mulheres Socialistas
> Socialistas Portugueses no Parlamento Europeu
2014-10-28
PREOCUPAÇÕES DE ODEMIRA APRESENTADAS NA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA



PREOCUPAÇÕES DE ODEMIRA APRESENTADAS NA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA

 


O Deputado Socialista Luís Pita Ameixa, eleito pelo Distrito de Beja, realizou esta segunda-feira uma visita de trabalho ao Concelho de Odemira, onde contactou no terreno com preocupações partilhadas pelo Município de Odemira e populações locais, quer na área da educação, saúde, segurança e também em matéria rodoviária.

A Escola Secundária de Odemira, Dr. Manuel Candeias Gonçalves, carece de intervenções profundas nos edifícios e no espaço exterior, mas também ao nível das infra-estruturas básicas e equipamentos. A política do Governo de cessação do programa (que estava em curso) de modernização do parque escolar fez com que esta escola fosse uma das que ficaram prejudicadas, não beneficiando de qualquer intervenção, ao contrário do que estava planeado. O deputado socialista prometeu questionar o Ministério da Educação sobre o assunto, solicitando o rápido planeamento, orçamentação e concretização das intervenções necessárias.

Já em Sabóia, foi tomado conhecimento da obra de reformulação do atravessamento da ribeira no centro da localidade. Por diversas ocasiões as cheias nesta ribeira deram origem a elevados prejuízos para a população local.
A solução que se vai iniciar, numa iniciativa da Câmara Municipal de Odemira, implica um avultado investimento, na ordem dos 700 mil euros, apoiada por fundos comunitários, e deverá resolver os efeitos nefastos das cheias que ali se têm feito sentir.

A estrada nacional 266, entre Luzianes-Gare e o início do Distrito de Faro, encontra-se num estado lastimável, apresentando mesmo partes de troços sem pavimento. Esta via de comunicação é fundamental para a ligação de todo o interior do Concelho de Odemira à Capital do Distrito, Beja, bem como ao Algarve. O deputado Luís Pita Ameixa reconhece que é urgente encontrar-se uma solução para o impasse que se verifica na obra, que chegou a iniciar-se, devendo reclamar-se, em sede da Assembleia da República, a responsabilidade do Governo neste assunto.

No final do dia foram ainda observadas outras situações que serão igualmente motivo de acompanhamento parlamentar, como o serviço ferroviário na estação Santa Clara - Sabóia, as condições da extensão de saúde de Sabóia, ou a dotação das forças de segurança no interior do concelho.

Recorde-se que várias destas situações haviam já sido denunciadas pelo Município de Odemira através de moções aprovadas na Assembleia Municipal, tendo o próprio presidente da autarquia, José Alberto Guerreiro, integrado esta jornada de trabalho, juntamente com vereadores da autarquia, presidentes das juntas de freguesia de Sabóia e de Santa Clara-a-Velha, e Concelhia do PS Odemira.

 

 

 
©2016 Partido Socialista de Odemira. Todos os direitos reservados. Powered by M&A Digital